10 de março de 2011

O rei Roberto Carlos e a Beija-Flor de Nilópolis !

Nesse carnaval ,o cantor foi homenageado no desfile das escolas de samba, na mui heróica cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro.A Beija-Flor ,sagrou-se mais uma vez campeã nessa acirrada disputa ! O rei estava com sorte,um verdadeiro pé quente !
Para entrar na Apoteose do Samba,em carro aberto,o mais famoso intérprete musical do Brasil,segundo informou Laíla, Diretor carnavalesco da escola, preferiu entrar no Sambódromo,ladeado por duzentas e cincoenta crianças nilopolitanas,do que acompanhado de dezenas de mulheres semi-nuas...E foi mais além,conseguiu vetar uma cobra artificial e um tucano de pano,pois,a simbologia cromática lhe diz muito.Há uma densa névoa de superstição no seu comportamental.
Nas tratativas que antecederam ao evento,o rei,circulou todo o tempo na quadra da escola,encontrando-se com muitas pessoas dessa humilde comunidade,da Baixada Fluminense. Demonstrando sempre, a sua peculiar simpatia !
O seu parceiro e amigo Erasmo Carlos,e o maestro Eduardo Laje,compuseram um samba-enredo, e concorreram com os outros...mas não lograram êxitos, e perderam para os compositores da agremiação,liderados pelo Jr.Beija-Flor,filho do legendário Neguinho da Beija-Flor e outros.
Roberto Carlos possue vínculos com essa altiva cidade desde os primórdios ! Através dos familiares maternos - que se não foram,aqui nascidos – viveram durante anos no sub-condado de Santo Antonio do Muqui !
Alguns dos seus ascendentes vivem e convivem nesse municipio há quase um século ! Há quem afirme que ele nasceu nesse sud-condado acima citado ! Se tal afirmativa for verdadeira,creio que pouco mudaria o curso da sua estória de vida. Inexorávelmente há controvérsias. Seria uma reedição do Código Da Vinci,à moda puri-botocudos.Talvez até mais rica em conteúdo ...
O rei prima pela simplicidade,e assume uma postura de não negar a sua difícil e modesta origem. Seu pai,tinha a profissão de relojoeiro,e se chamava, Robertino Braga e sua mãe, uma abnegada costureira,que ficou nacionalmente conhecida como : Lady Laura ! De sobrenome Moreira Braga.
Roberto Carlos passava as férias escolares, na casa da sua caridosa tia, a enfermeira - Antonica Moreira Luz - que foi por longos anos,residente na cidade de Mimoso do Sul,no extremo-sul do Espírito Santo.
Infelizmente,em 29 (dia de São Pedro) de junho de 1947, uma fatalidade aconteceu : acidentou-se num trem,na via férrea de Cachoeiro do Itapemirim.Nessa cidade ele morava com os seus famíliares.
Sua vocação para a música sempre a acompanhou. Participava de caravanas de cantores de Cach.do Itapemirim, que viajavam para as cidades vizinhas,como se fosse uma companhia de teatro mambembe ! E numa oportunidade impar, abrilhantou a festa máxima da cidade,em 15 de julho 1953 ! Cantou e encantou o povo da terra da sua mãe !
Certa vez,esse simplório cronista foi-lhe apresentado,e,estava junto,o saudoso escritor e senador Artur da Távola . Nesta ocasião, disse-lhe da minha geo-gênese, e sorrindo,prontamente respondeu : Tomei muito banho de rio na Pedrinha ! E o meu apelido era, e ,é Zunga !
Parabenizo-o por mais essa conquista popular. É a conseqüência da histórica mais sensível desse Brasil.Criado pelos sofridos escravos, o samba é como um antídoto da dor e da saudade,tal qual o blues !

Um comentário:

  1. Grande Braguinha:

    Você honra o sangue que corre nessas artérias e que alcança esse dilatado e sensível coração, irrigando com o mais puro oxigênio criativo esse seu cérebro privilegiado.Bela crônica. O "brasa" vai gostar de ler.
    Abraço,

    Isaias Braga

    ResponderExcluir