10 de fevereiro de 2011

O Egito...

Esse país foi o berço de uma extraordinária civilização,basta citar que chegou a possuir a maior biblioteca do mundo, localizada na Alexandria,e foi incendiada diversas vezes...Terra dos riquíssimos Faraós e da famosa Rainha Cleópatra, que enfeitiçou com a sua sedução, dois grandes vultos da história antiga...o general Marco Antonio e o imperador Julio Cesar,ambos romanos.
No ano de 1952,num golpe político-militar – o Rei Farouk – foi deposto por Gamal Abdel Nasser, criador do panarabismo,uma espécie de levanta moral dos muçulmanos,através de alianças com todas as nações muçulmanas,sob a inspiração do grande profeta Maomé. O panarabismo,se propunha uma posição de não-alinhados, a nenhuma grande potencia.
Gamal Abdel Nasser,teve vários admiradores por esse mundo afora,dentre eles o Presidente Jânio Quadros,que mantinha em seus gabinete um grande retrato do mesmo ! Esse presidente,em 1956,vendeu a parte egípcia do estratégico Canal de Suez aos ingleses, em seguida o nacionalizou,numa controvertida manobra política.Mesmo tendo sufocado a oposição e ter trancafiado nas prisões egípcias,cerca de vinte mil pessoas de diversas facções,a altivez de grande estadista,foi a que permaneceu no insconsciente coletivo do povo do egípcio.
Em 1970,morre o presidente Nasser ,e foi sucedido por Anwar Sadat,que manteve o mesmo nacionalismo do seu antecessor, e o mesmo desprezo pela oposição . Alinhou-se aos Estados Unidos,após a batalha pela Península do Sinai na guerra do Yom Kippur,e taticamente celebrou a paz com Israel,em 1973 ! E se dobrou com a exigência do FMI,e reverteu o arrocho que sufocava os egípcios,e manteve a paz,enfrentando tres longos dias de protestos !
Nos últimos anos do governo Sadat,muitas denúncias de corrupção pipocaram contra a sua administração,e ele pagou muito caro por tudo isso...foi assassinado friamente por um militar extremista ! A bola da vez,na sucessão, era um prestigiado militar da aeronáutica - Hosni Mubarack – que após seis anos como vice de Anwar Sadat, o sucedeu em 1981.
Mubarack ,reatou com a liga árabe,após onze de expulsão,em função do acordo celebrado com Israel.Participou junto com os americanos da expulsão das tropas de Saddham Hussein que invadiram o Kwait ! Em troca foi-lhe perdoado, uma dívida com os Estados Unidos,pasmem ! De quatorze milhões de dólares, e estendeu várias vezes o estado de emergência desde 1967,cerceando as liberdades democráticas !
Arrasou com a oposição e governou com pulso forte durante trinta anos. Cairo, começou a declinar ,e perdeu seu principal papel de mediador político, no mundo árabe.
Quaisquer que sejam os sucessores de Hosni Mubarack,terão que render honrarias aos Estados Unidos da América do Norte e concessões a Israel.Os americanos do norte doam dois milhões de dólares anualmente.Pagam todo o efetivo do Exército egípcio.Fornecem alimentação a população...então é um estado dependente de Washington ! Quanto mais tempo levar o conflito,mais favorece a ditadura corrupta de Hosni Mubarack,pois não se recebe salários,e a falta de alimentos já começa a ser sentida, e a fome desestabilizará a revolta popular... Quem viver será !

Sempre mais,
Gilberto Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário