6 de setembro de 2011

Hoje tem marmelada? Tem sim senhor...

Passou de passagem, numa curtíssima temporada, um circo familiar, aliás essa é a tradição circense. Essa companhia se apresentou como um conjunto harmônico, mostrando um espetáculo de bom gosto. Na abertura, uma coreografia caleidoscópica, num conhecido jogo de luzes, contudo um encantador bailado, com leveza e graça. A sonorização foi um “pot-pourri” de ritmos modernos com pequeninos trechos de música erudita, desde a as quatro notas iniciais da quinta sinfonia de Beethoven, até Carmina burana de Carl Orff.
Longe de ser um Cirque du Soleil,com a sua modernosa parafernália e treinamento feérico, todavia bem junto do coração do público. Foram números arrojados, que provocavam tensões de altíssimas voltagens. Intrépidos acrobatas sem nenhuma proteção, esbanjavam coragem, técnica e estética. Os irmãos Ribeiro, por longo tempo conviveram na companhia dos Garcia, o que faz-nos recordar o circo “ Irmãos Temperani” de origem húngara. Ambos de enorme tradição circense, nos
malabares, palhaços, acrobacias, pirotecnias, monociclo, equilibrismo, mulher-faca,globo da morte e outras atrações. O Irmãos Ribeiro, beberam nas  fontes acima citadas!
O circo e o teatro se confundem, pois num passado recente, o circo encenava dramaturgias, enriquecendo a sua programação. A atividade circense é um completíssimo passatempo, onde o público infantil se faz notar em todas as sessões.
E a petizada reflete e reproduz muitas das vezes os trabalhos gravados nas suas memórias, exercitando a sua capacidade de pensar e agir.
O exercício do imaginário deveria ser mais estimulado pelos pais e educadores, em direção a humanização das diversões, hoje quase restrita aos jogos eletrônicos. Esses jogos são divulgadores da competição através das guerras, onde se banaliza a vida humana.
A escola enguanto instituição, deveria conveniar informalmente com o circo,e conduzir suas crianças a aprimorarem o seu lado cognitivo, ao experimentarem novos olhares e sentimentos, diante um mecanismo secular, mágico e atemporal.
O circo é o lúdico mais perto( por enquanto)de todos nós, o menos oneroso e o mais rico de todos os entretenimentos. Hoje tem marmelada? Tem sim senhor. E o palhaço que é, é ladrão de mulé.

Viva o Circo !



Nenhum comentário:

Postar um comentário