19 de setembro de 2011

Cê que sabe !

A dor da gente não sai no jornal... ( Haroldo Barbosa e Luis Reis))
Alguém bem no fundo na sala,perguntou em alto, e em bom som : mas como abandonar o  sonho? E começou a discorrer com ênfase, e todos emudeceram para ouvir,mais ou menos assim:...
Como não crer mais na perspectiva de viajar para Paris, depois ir ao sul e visitar a igreja de Santa Sara que Dan Brown suspeitou  ser filha de Maria Madalena e protetora dos ciganos...desistir de montar no cavalo encilhado...ou o filho não deve mais mirar-se, no paradígma? Ou de trabalhar durante o dia,tolerando aquele chefe, que só enxerga ao redor do próprio umbigo ? E a noite? Se encaminhar para uma condução em direção a faculdade numa cidade próxima.Então resolveu abrir mão do  devaneio? Pensa não valer a pena,o sacrifício hercúleo,contudo,emprenhado de uma enorme dignidade.Um simplório,"cê que sabe",com a  benção de Manuel Bandeira.
Eis um dado reflexivo,pois,até 1974,a humanidade foi envolvida pela força das armas em trezentos e oitenta e seis guerras, produzidas pelo sistema em todo o mundo! E a luta continua...O utópico fez Homero delirar e lançar Ulisses a enfrentar ciclopes,maremotos e motins à bordo do seu navio...e a esperança de Penélope não foi em vão,pois Ulisses retornou a Ítaca.
Se afirma,que o compositor de música erudita - Ludwig van Beethoven- ficou surdo,e nesse estado de deficiencia auditiva,pela   determinação,compôs a nona e a sua última sinfonia.Outro exemplo histórico,o  povo francês se revoltou e derrubou a terrível Bastilha - uma medonha prisão - onde se torturavam e assassinavam os adversários do regime monárquico.Em seguida a Revolução Francesa espoucou,e influenciou os movimentos de independência em diversas colônias,inclusive o Brasil.
São robustas as informações,dos infortúnios da humanidade,como o sonho dos treze longos anos, para vencer a Alemanha nazista na segunda grande guerra mundial.Quarenta e cinco milhões de vidas ceifadas na violência do terror dessa contenda.E a democracia venceu o nazi-fascismo.
O cientista Albert Sabin,inventor da vacina contra a poliomielite,pesquisou durante quase vinte anos ! Não esmorecer do  seu sonho, foi o dogma científico que lhe deu suporte e ânimo.E a paralisia não mais maltratou  as crainças...
O modelo de economia de mercado suscita a competitividade,para melhor aprimorar seus técnicos na busca de uma performática rentabilidade.Essa é uma das regras,e para minorar,se  busca ampliar os saberes,como forma de se sentir menos explorado...poder-se-ia concluir: eu tenho um Honda Civic,logo sou feliz !
Fazer  ressurgir a ígnea resistencia,pois,a universidade existe para questionar,e se encerra em si mesma.A inquietação é uma constante,um viés onírico de um projeto de libertação através de um  processo epistemológico.Saber qual o papel que o individuo exerce nesse teatro da vida.As razões das adversidades,e das desigualdades.É dado o direito de se conhecer a história da humanidade,a sua dialética, e, se arriscar a pensar para onde ela se encaminha.Então,face ao exposto,Edu Lobo assim versejou :...toma decisão tá na hora/lança o teu saveiro no mar/Bêabá de pesca é coragem/ganha o teu lugar !



Nenhum comentário:

Postar um comentário