19 de janeiro de 2010

SPORT CLUB YPIRANGA - última parte(5a.)

Essa cronica é dedicada a Flório Alves Barreto, mais conhecido como Tiné. Fundador do Sport Club Ypiranga (SCY) como tantos outros. Veio  da cidade vizinha de Campos dos Goytacazes. Tiné era um desportista de altíssima patente, pois ajudou a construir o Sport Club Ypiranga, e mais a frente criou o Nova América Futebol Clube. Era um educador sem sabê-lo, pois com o seu espírito vinculado ao esporte, era um incansável incentivador do futebol, podendo  ser  um antídoto, para afastar  a juventude do álcool e das drogas. Flório, esse nome simplório de batismo, também foi um exemplar esposo, pai e avô e quiçá bisavô. O Sport Clube Ypiranga está a dever ao  Tiné, um gesto, uma justa e altiva homenagem, bem como ao Primo Neto, outro personagem icônico na trajetória mais representativa da agremiação.  O Sport Clube Ypiranga surpreendeu-me,  de forma positiva, e na condição de torcedor do time, outrora adversário - Independente Atlético Clube -  o meu depoimento, em hipótese nenhuma estará influenciado de quaisquer pessoas, que venham a pertencer as hostes "ypiranguistas". A boa surpresa foi encontrada nas atas do SCY, que existem desde março de 1929, que é a  data da  fundação, dessa organizada e bravíssima instituição esportiva.
As atas são a memória do time e da sociedade, pois refletem os sentimentos cívicos e culturais através do  tempo, e do "modus vivendi" da comunidade. Os alfarrábios oficiais indicam o consenso entre os  pares, demonstrando uma inequívoca unidade, em prol do conjunto da agremiação. Mesmo com as divergências,  tão antigas,  quanto a existência dos Pontões, em 1993, as forças se uniram, e o Sport Club Ypiranga e o Independente Atlético Clube, se fundiram por tempo determinado, e fortalecidos puderam  disputar o Campeonato Estadual de 1993, na segunda divisão. Pela organização do Sport Club Ypiranga toda a documentação junto a Federação, estava em nome desse time. Assim sendo, nasceu o Mimosense Futebol Clube para concorrer ao Campeonato de 1993. Eis alguns diretores dessa fusão:  Luis Carlos Menditi, Carlos Alberto Motta(Beto Suê), Hércules Mauricio Paiva da Rocha, Olivio Rizzo, Alexandre Ayub entre outros.
O Mimosense Futebol Clube sagrou-se Campeão Estadual da segunda divisão do Espirito Santo em 1994. Os jogadores mimosenses que mais se destacaram foram Rodrigo Vigneron e Alexandre Borges Nassur. O primeiro ascende do craque Jorge Vigneron, e o segundo de origem sirio-libanesa, lembra o patricio Mitre Minassa, outra lenda do futebol mimosense.  Eis uma pequena resenha  dessa histórica vitória:
A semifinal teve o seu primeiro jogo em Sta.Tereza, e resultou no empate de 1 X 1 . E a segunda partida o placar foi a favor do Mimosense Futebol Clube de 2 X 0, os goals foram ambos, de Carlinhos Sergipano.  A final foi em São Mateus, norte do Estado. Foi uma tensa partida, e o Mimosense Futebol Clube, levou um goal, e o resultado foi de 1 X 0 para o São Mateus Futebol Clube. E na segunda partida, disputada em na mimosa, salve Mimoso do Sul, o Mimosense Futebol Clube venceu de 2 X 0 - o time de São Mateus Futebol Clube. Goals de Jean - de penalty e Léco.  A estatística do olhar registra o maior público de todos os tempos nesse condado localizado no  extremo-sul do Espírito Santo. O coordenador técnico foi Domingos Brum Filho, o saudoso Brunzinho. E o técnico operacional foi Marcos Magalhães, ex-Secretário de Esporte e Lazer de Vila Velha(ES),  posteriormente foi técnico em Portugal num grande time,  na cidade de Braga.
Em 2007, o Mimosense Futebol Clube, "rides again", ou seja volta novamente "nas paradas", dessa vez o presidente é o empreendedor Alexandre Ayub, ex-craque do SCY, nascido nesse torrão, banhado, pela sua majestade o rio Camapuana, digo-lhes o rio Itabapoana . Para compor a diretoria, foram convocados os seguintes cidadãos : Lino Nassur, Olivio Rizzo, Paulo Sergio, Luciano Guarçoni, Alan Alves entre outros. E um belíssimo escrete foi formado dessa forma: Denis, Giovani, Diego Borges Nassur(de Mimoso do Sul), Cavalini, Alex Passos, Jorgin, Flavio Pinto(ex-Goytacazes e Americano,ambos Futebol Clube) Pelica (ex-Americano Futebol Clube e ex-Estrela Futebol Clube de Cach.do Itapemirim) Flavio Medina(ex-Botafogo Futebol e Regatas, Americano e Ceará, ambos Futebol Clube) Calixto e o internacional Admilson - foi titular do Botafogo, Fluminense, México e Bélgica. Nesse momento é titular do Tupi de Minas Gerais. Mimosense Futebol Clube, melhor esclarecendo,o Sport Club Ypiranga, fiel depositário da documentação oficial desse campeonato, dentro do espírito desportivo e da solidariedade liberou totalmente o passe do craque Admilson, que nasceu na Fazenda São José. O treinador dessa "seleção" foi Marquinhos de Castelo.  Eis a síntese dessa epopéia esportiva: Eis a final do Campeonato Taça Tribuna Sul, quando o Sport Club Ypiranga novamente conquista mais um título. O primeiro jogo foi na região serrana do Espírito Santo, na pequena e aprazível  Marechal Floriano, o time do Mimosense Futebol Clube empatou de 0 X 0 . E no segundo jogo o Mimosense Futebol Clube venceu o Marechal Futebol Clube de 2 X 0.  Goals de Calixto e Pelica.  Nesse jogo registrou-se o segundo maior público, cerca de 2 640 pessoas. Destaque para Diego Borges Nassur, zagueiro de primeira categoria.

2 comentários:

  1. so para registrar o mimosense foi campeão da segunda divisão em 1994 e não 1993. mais belos comentarios sobre a historia do futebol de mimoso do sul

    ResponderExcluir
  2. Gratíssimo pela correção e pelo estímulo !

    ResponderExcluir