O que é isso, voto sul ? É algum vento do Polo Sul ? Perguntava,a pequena Julia, uma menina bonitinha que brincava de boneca,mas que também prestava mais ou menos atenção,na conversa entre o seu avô e dois amigos ! E pacientemente foi-lhe explicado,o que seria o voto e porque sul ! O voto é um direito de todo cidadão na plenitude de um estado democrático.De votar, e ser votado.O poder público deve garantir que o voto do cidadão deve ser livre,sem nenhum tipo de constrangimento ou insinuações ameaçadoras ou quaisquer outras manobras ilícitas ! O voto não é mercadoria.É crime,punido pela lei em vigor, a venda ou a compra do voto,quer pelo eleitor,quer pelo candidato.Isto posto,grande parte da humanidade conquistou através de revoluções e de lutas.o direito a liberdade de se votar de acordo com a consciência de cada eleitor ! Porém,algumas traquinagens inescrupulosas são produzidas por candidatos na busca desenfreada do voto...quer pelo estelionato eleitoral,ou seja, prometer aquilo que não poderá cumprir,iludindo os mais desavisados,quer pela situação,que coloca ao povo o drama da escolha,através de uma chantagem camuflada ! Como por exemplo os velhos e anacronicos chavões : se não votarem na proposta do candidato,você perderá esse ou aquele beneficio ! Percebam com acuidade,que no período que antecede as eleições,os candidatos aparecem de todos os lados ! Batem cabeças,uns contra os outros,numa paranóica ansiedade,na busca do voto,na maioria das vezes oferecendo alguma vantagem.Os mais espertos,chegam antes,articulados e oferecem ambulâncias,secadores de cabelo e de café ! E são acompanhados de pompa e circunstancia pelos improvisados cônsules locais,como se fossem autenticos comissários do povo ! Há pouco a altiva Mimoso do Sul,esse pacato condado,foi invadido por helicópteros,produzindo decibéis acima do permitido,chamando atenção dos populares e desrespeitando a única e tradicional sesta dominical ! Esses pássaros de aço, só nos visitam em duas ocasiões : na estação da caça aos votos e quando o condado é inundado por fortes chuvas torrenciais,causando as já conhecidas, e tristes enchentes !
Passado o período da caça aos votos,os cavalheiros-candidatos,tanto os vencedores quanto os perdedores,quase na sua maioria desaparecem do cenário.Àqueles que se habilitaram só serão reencontrados numa próxima eleição,os demais tem o destino ignorado pela população.Os eleitos,estão ungidos de algumas prerrogativas constitucionais,dentre elas,votar o orçamento do estado,propondo verbas públicas para os municípios.Para esse condado,há muito nada para aqui vem ! A região,na qual estamos circunscritos,registra um baixo Índice de Desenvolvimento Humano,que mensura a educação e a saúde.Fazem necessário projetos que gerem emprego e renda para toda essa sofrida região do extremo-sul capixaba.No mais, é conversa fiada !
Há mais de dez anos alguns projetos sobre a reforma política se encontram engavetados na capital federal,nas esferas dos poderes executivo e legislativo.Dentre tantos,destaque para o voto distrital,que vem de encontro a pregação do voto-sul.Por exemplo : no voto distrital misto,o candidato terá a sua eleição garantida se apurar que oitenta por cento dos seus votos devem ser originalmente do seu domicilio eleitoral e os vinte por cento restantes poderão vir de outros municípios do estado.Se aprovada essa proposta na reforma política,o sul do estado poderá ter um ou dois distritos. E os forasteiros dos votos, se ausentarão,pois terão que concentrar suas campanhas nos seus respectivos distritos.Não é proibido sonhar !
Sempre mais,
Gilberto Braga Machado
Nenhum comentário:
Postar um comentário