Algumas saudades às vezes me assaltam. Alguns sábios de plantão, afirmam não ser recomendável a alma, a idéia saudosista. Se pudesse, consultaria o oráculo de Delfos? Deixá-la fenecer no arquivo morto da memória ? Ou quiçá, dar asas a imaginação ? E ir à bordo da máquina do tempo, e num "tour", visitar locais e personagens queridas, que por aqui passaram, e partiram para o zênite. Na infância as melhores lembranças são as travessuras e as guloseimas inesquecíveis. A fase oral, não vai embora com facilidade... Biscoitos gostosíssimos, açucarados e vindos São Paulo. Os preferidos eram os biscoitos- champanhe, acondicionados em grandes latas. Eram transportados num caminhão-bau de cor preta, onde se lia escrito com imensas letras, em diagonal ascendente, o nome CONFIANÇA. Era esse o "marketing" deles. Esse vendedor de biscoitos e doces vinha de São Paulo, e me lembro da filosófica frase no pára-choque do veículo : Amargo a vida, vendendo doce.
E o trem vindo do Rio de Janeiro ? Trazendo parentes amigos, e esperanças ? A CIDADE GRANDE SEMPRE SEDUTORA. COMO UM IMÃ, ATRAIA AS PESSOAS A IREM VIVER NELA. ERAM TRES HORÁRIOS TRENS, CUJOS NOMES ERAM : MIXTO, EXPRESSO, NOTURNO E DEPOIS CHEGOU - O CACIQUE - ERA DE AÇO E POSSUIA CARRO- RESTAURANTE, UM MUST, UM LUXO, IR AO RIO DE JANEIRO E JANTAR À BORDO DO CACIQUE. UM DOS PRATOS BADALADOS NA ÉPOCA - O BIFE À CAVALO - QUE CONSISTIA UM BOM FILET MIGNON E DOIS OVOS ESTRELADOS, E ARROZ BRANCO. NAQUELE TEMPO, O ARROZ NÃO ERA PARBOLIZADO, OU PARAFINADO.
ERA INTENSO O MOVIMENTO NA GARE DA ESTAÇÃO. ESSE CONDADO CHEGOU A TER QUASE 50 MIL HABITANTES. O CINEMA - A SÉTIMA ARTE - EXISTIU DESDE A DÉCADA DE 30, E EM 1953 INAUGUROU-SE UMA BELÍSSIMA SALA DE PROJEÇÃO - CINE TEATRO SÃO JOSÉ - NUMA GRANDE FESTA CULTURAL, A PESQUISA EMPREENDIDA NÃO DESCOBRIU QUAL O FILME DA ESTREIA . PELÍCULAS DE SUCESSO EXIBIDOS NAS SALAS DA CAPITAL - RIO DE JANEIRO - CHEGAVAM ATÉ AQUI EM POUCOS DIAS .
No esporte era o maior "frisson" quando disputavam suas partidas de futebol, o Independente Atlético Clube versus, o Sport Club Ypiranga. A cidade parava. Era um clássico do futebol capixaba. Só para recordar, os dois jogadores de Seleção : foram os toninhos - Brochado e Leite. Não se deve esquecer das famosas PELADAS, QUE ERAM DIVERSAS, POIS FORAM MUITOS OS CAMPOS . ALÉM DOS GRAMADOS DOS CLUBES OFICIAIS, EXISTIAM PEQUENOS GRAMADOS CONHECIDOS COMO - CAMPINHOS DE FUTEBOL - NAS MANGUEIRAS, EX-CHÁCARA DO GIL LEITE, ERAM DOIS, UM OUTRO NA ENTRADA DA RUA DO FUNIL, OUTRO PEQUENO GRAMADO ERA ABAIXO DA ATUAL ESTÁTUA DO CRISTO REDENTOR, OUTRO NA RUA DA SERRA, EM FRENTE AO GRUPO ESCOLAR MONTEIRO DA SILVA, AO LADO DA CASA DO CAPITÃO ASCANIO. JUNTO, UMA GARBOSA ÁRVORE - PAU D'ALHO PAU - ENFIM ERAM MUITOS OS ESPAÇOS DISPONÍVEIS. ESPAÇOSAS ERAM AS ÁREAS DE LAZER. SEM CONTAR OS BANHOS DE RIO. ESSES ERAM IMPERDÍVEIS. A GAROTADA PELADA NA PEDRINHA, MODESTO BALNEÁRIO FLUVIAL, FREQUENTADO PELO REI ROBERTO CARLOS, ASSIM ME INFORMOU NA ÚNICA VEZ QUE COM ELE ESTIVE. CERTA OCASIÃO, ORGANIZOU-SE CAMPEONATOS POR BAIRROS-RUAS, E OS TIMES ERAM BATIZADOS PELAS CORES,POR EXEMPLO : AZUL, VERDE, BRANCO E ETC. AS PARTIDAS ERAM APITADAS PELOS JUIZES AMADORES. ASSINAVAM-SE AS SÚMULAS, E OS TIMES TINHAM JOGOS DE CAMISA E TAÇAS PARA OS VENCEDORES. O COMERCIO LOCAL ERA ESPECIALMENTE BASTANTE PARTICIPATIVO. A SOCIEDADE INTERAGIA DE UM MODO GERAL.
E OS BAILES no Municipal ? ESSE É UM CAPÍTULO À PARTE. NA ÉPOCA,
OS HOMENS NA BUSCA DE UM APRIMORAMENTO DA APARENCIA, USAVAM NOS CABELOS, AS CONHECIDAS BRILHANTINAS COTY E MADERIAS DO ORIENTE. OS FIXADORES TAMBÉM TINHAM OS SEUS ADEPTOS. E POR ÚLTIMO, UMA PASTA CONHECIDA PELO SURREAL NOME DE GLOSTORA. ESSES PRODUTOS DEIXAVAM OS CABELOS BRILHANTES, TIPO : CHEGUEI . MAS ERA A MODA. OS BAILES ERAM CONCORRIDÍSSIMOS, AS ORQUESTRAS - WALDIR CALMON, CASSINO DE SEVILHA E OUTRAS - ERAM AS MELHORES DO BRASIL. OS TRAJES ERAM A RIGOR, TERNO PRETO OU SMOKING PARA OS HOMENS E AS MULHERES, VESTIDOS LONGOS ! Também foi um destaque, e marcou a historia cultural dessa cidade o Clube Rural Classista, mais conhecido como " cLUBE Operário, " que também produzia grandes bailes. A lembrança das eficientes gestões DOS PRESIDENTES - JOÃO NICOLAU E ADÃO SÓ, NOS SALÕES DESSES CLUBES, TODO MUNDO SE APRESENTAVA COM ESMERO ! ERA UM DESFILE DE GOSTO APURADO, DE UMA SOCIEDADE SIMPLES, MAS ELEGANTE ! DEPOIS VINHAM OS CIRCOS, COM AS SUAS CLÁSSICAS ATRAÇÕES. E OUTRAS BIZARRAS. LEMBRO-ME DA MULHER-FACA, QUE DE BIQUINI-SAMBA-CANÇÃO E DE PÉ NUMA GRANDE PRANCHA DE MADEIRA. E O HOMEM-FACA, LANÇAVA AO REDOR DO SEU CORPO PUNHAIS POTIAGUDOS. CAUSANDO UMA GRANDE AFLIÇÃO NO PÚBLICO. IMAGINEM SE O ARTISTA, POR UM DESLIZE, ERRASSE A TÁBUA E ACERTASSE A MULHER-FACA-SHOW ? ANTES DE ENCERRAR ESSA CRONICA, UM PASSARINHO POUSOU NA JANELA, JUNTO A UM FLORIDO HIBISCO E CONTOU-ME : UM ENTÃO JOVEM E SEDUTOR, COM OS SEUS DEZESSETE ANOS, APAIXONOU-SE DESESPERADAMENTE PELA MULHER-FACA. PLANEJOU E FUGIRAM DE TREM. SABEDOR DESSA INVEROSSÍMIL FAÇANHA, SEU PAI,TENSÍSSIMO, REUNIU ALGUNS AMIGOS E FORAM AO SEU ENCALÇO DE AUTOMÓVEL, E CONSEGUIRAM ALCANÇÁ-LO NUMA PARADA DO TREM, NO DESERTO MORRO DO COCO, ONDE FOI RETIRADO DO VAGÃO DO TREM-EXPRESSO, À MODA PESCOÇÃO. MULHER-FACA DESAPONTADA, CHOROU COPIOSAMENTE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário