Os Gandelmann tinha uma razoável reserva financeira. A perícia policial na época, não concluiu ter sido a causa mortis de Daniel, além do tiro letal por arma de fogo, as incisões por arma branca. A investigação desconsiderou os cortes profundos na cabeça do Daniel. Alguns Wojtyla acreditam na possibilidade da perícia ter favorecido os Gandelmann. Após alguns anos os Gandelmann, mudaram para outro município. A região é de terra fria, podendo atingir até cinco graus acima de zero no inverno. Esses imigrantes provenientes da Polônia, Pomerânia, Alemanha, Holanda, Áustria, Suiça, Itália e outros. Esses caucasianos em contato com o sol inclemente do clima tropical, estão a sofrer do câncer de pele. Daí a preferência dos núcleos familiares, em se fixarem nas regiões do sul do país, ou nas serras frias capixabas. Quando um estrangeiro imigra, ele trás na bagagem sociológica os hábitos e costumes, como a línguagem, gastronomia, crenças e outros vetores antropológicos. A crença místico-religiosa é das mais percucientes. O luteranismo chega ao sul do Brasil em 1824. A religiosidade acompanhou os imigrantes alemães, talvez por serem mais numerosos e ou fervorosos. E o luteranismo veio para ficar. Na região serrana do Espírito Santo, instalou-se primeiramente Igreja Evangélica da Confissão Luterana, e depois veio a outra igreja, quase uma dissidência conhecida como Igreja Evangélica Luterana do Brasil, de inspiração norte-americana, pois foi criada no estado do Missouri, na região centro-oeste dos Estados Unidos, esse dogma de conotação religiosa iniciou-se em 1904. Curiosamente, vários luteranos visitam com frequência o Santuário de N.S. de Aparecida em São Paulo, pois não são iconoclastas convictos. Parte significativa desses luteranos, possuem a imagem de N.S. Aparecida em lugar privilegiado da casa. No final do século XIX, estavam implantadas no Brasil, várias igrejas de viés pentecostal, a saber: luteranos, anglicanos ou episcopais, metodistas, presbiterianos, congregacionistas e Batistas. A onda das denominações neo-pentecostais, se processou no Brasil, historicamente há pouco tempo, contudo estão crescendo em proporções geométricas. Para se entender, aquiescer ou não, poder-se-á consultar o livro de Edgard Morin - Cultura de massas - e outros compêndios do filósofo francês acima citado.
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