Os jogos olímpicos nasceram na cidade grega de Olímpia.Aliás os gregos diziam que a morada dos deuses, era o Olimpo. Uma montanha com quase 3000 metros de altitude. Esses jogos, na Grécia antiga,deram inicio no ano 8 a.C e duraram até o ano 5 d.C.
A competição em si era muito incentivada, como forma de se conseguir um boa performance, melhor dizendo uma boa colocação na disputa. As guerras são uma cruel e idiota competição entre os povos, esse conceito de domínio, infelizmente, faz parte da raça humana.E a competitividade, palavra na moda, é uma variante moderna, que tem origem na disputa dos jogos olímpicos.Os norte-americanos são cultuadores das disputas, são praticantes desse modelo entre eles próprios e com o resto do mundo através das invasões, usualmente em países indefesos. Ainda na memória do mundo, eis o Iraque. A competitividade gera desvios não recomendáveis, tais como o arrivismo.O que significa subir para o andar de cima pisando nas pessoas do andar de baixo. Isso é comum no campo profissional, onde se destacam os subservientes ou os puxa-sacos de plantão.
Mas o caso em tela, é a competição e seus desdobramentos, e para tal, a Copa do Mundo de 2010, realizada na África do Sul, da qual fomos derrotados, e que "sem querer querendo", poderemos eleger, culpados de todas as cores. A seleção antes do embarque foi recebida pelo poder público, com direito a fotografias, abraços e sorrisos plastificados. Derrota, é igual a rei morto, rei posto, sequer foram recebidos pelo jardineiro do Palácio Alvorada. Alguns jogadores, saíram pela porta de emergência dos aeroportos. Isto é o desdobramento cruel da competição: é quando o resultado do circo não gera o aplauso. Mesmo com o seu técnico fanfarrão, a seleção Argentina derrotada, foi recepcionada com carinho e solidariedade pelo povo portenho.
Acabou-se o futebol arte. Pelé, Garrincha, Nilton Santos, Tostão,Gerson e outros são fotos esmaecidas nas galerias. O futebol de hoje é com muito preparo físico, muito bomba, anfetaminas, coquetéis vitamínicos e outros. O técnico da seleção canarinho a ninguém ouvia, se negava a aceitar sugestões.Os onipotentes assim o são : autorreferentes, semideuses do saber do nada. Os jogadores da seleção brasileira,em sua maioria jogam e residem no estrangeiro.Somente dois meses de entrosamento, são suficientes ? Porque os cartolas europeus remuneram, tantos rios de dinheiro aos jogadores de futebol ? Por que é uma transação comercial como outra qualquer, porém de altíssima rentabilidade, ou melhor, de lucros estratosféricos. Quanto ganha um cientista que trabalha nas pesquisas da cura do câncer ou da Aids?
Nenhum comentário:
Postar um comentário