A Organização das Nações Unidas (ONU), é uma ONG - chapa branca - que tem como síndico o governo dos Estados Unidos da America do Norte, a ONU, foi criada após a catastrófica e inesquecível - Segunda Guerra Mundial - pelo imenso mal que causou a humanidade, que ceifou cerca de quarenta milhões de vidas, sendo seis milhões de judeus nos campos de extermínio, a saber : Auschwitz-Birkenau, Treblinka, Sobibor e tantos outros. Esse foi o triste saldo dessa guerra, felizmente terminando em 1945. A ONU, entre marchas e contramarchas, vitórias e fracassos, em algumas poucas ocasiões consegue ser performática, estabelecendo a paz em zonas conflagradas no mundo, quer através dos expedientes diplomáticos, quer através das conhecidas força de paz, que são os exércitos formados por países-membros.
Numa dessas tratativas internacionais, creio, por equivocada avaliação por parte dos estrategistas da ONU, que enviou para o olho do furacão, localizado dentro do que restou de um país em chamas - Iraque - arrasado pelas forças norte-americanas, que procuraram uranio enriquecido para a fabricação de artefatos nucleares, e até ontem nada encontraram. O país cambaleante vem resistindo ao invasor sustentando uma guerra de guerrilha - absurda e descontrolada - consequencia da intervenção dos marines do Tio Sam - muitos atentados são cometidos e numa dessas escaramuças terroristas empreendida por um grupo radical xiita, sunita ou equivalente, explodiram a sede onde funcionava a representação da ONU, e infortunadamente no dia 19 de agosto de 2003 - o diplomata brasileiro à serviço da ONU - Sergio Vieira de Mello, veio a morrer, vítima desse ato insano.
A ONU ao praticar avaliações fora do contexto ( nunca admite os seus desacertos) às vezes conquista pontos positivos nas suas investidas no mundo, mostrando serviço de qualidade, quando encomenda eficientes pesquisas através dos seus orgãos agregados ou não. Concluem, e recomendam políticas públicas, face aos resultados apurados.
Vaticina epidemias, efeito estufa na camada de ozonio e outros problemas constantes da sua agenda. Enfim, se esforça em sair na frente dos contratempos, sociais, ambientias, epidemicos e tantas outras adversidades. Estudos realizados pela OMS - Organização de Saude, a qual faz parte do organograma da ONU - indicaram que a depressão e a surdez serão doenças que aumentarão a sua incidencia no mundo, nas próximas décadas, e que no caso da surdez, existe um indicativo que a mesma estaria vinculada ao incremento da poluição sonora, constatada principalmente nos centros urbanos. Detectaram sonorizações agudizadas, e provocadas pelo transito aéreo, que são aeronaves voando a baixa altura provocando grande impacto ambiental a flora e a fauna - e o transito terrestre - apresentando ausencia de silenciosos nas motocicletas, e nos carros turbinados, buzinas etc - sons emitindo altíssimos decibéis - nas casas noturnas, potentes trios elétricos, serviços mambembes de propaganda com potentes alto-falantes acoplados aos automóveis, e carros de passeio transformados em verdadeiros trios elétricos que circulam na zona urbana músicas de gosto duvidoso - ,preferencialmente à noite,porém não se furtam em ligarem seus berrantes também durante o dia com o sol alto !
Eis que numa recente viagem,por mim empreendida num onibus de linha interstadual,quando tudo transcorria com urbanidade,e grande parte dos passageiros descansavam, eis que de repente,na poltrona ladeando a minha, um sujeito sacou um celular-rádio e ligou-o tão alto que acordou a todos,despertaram-se meio-assustados !
Estupefatos os usuários chamaram-lhe a atenção ! Ele vociferou e não diminuiu o volume da parafernália - sendo necessário a parada do onibus e a eficaz providencia do condutor do coletivo !
Porém,agora pasmem ! Ao relatar o episódio a amigos,fui informado que esses personagens deste "circo dos horrores" se reunem em festival (ou quem sabe ritual!)para saberem quais os sons dos carros,que conseguem regogitar um barulho mais ensurdecedor ! Querem saber qual o som mais "manero" !
Alguns estudiosos,na área da psicanálise e da sociologia,arriscam,afirmando que suspeitam,que essas manifestações estariam vinculadas a necessidade intrínseca de afirmação,fruto da insegurança no campo da virilidade,podendo ser uma pseuda e anacronica demonstração de machismo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário