SER FELIZ É O MAIS INTENSO DESEJO DO HOMEM, COMPREENDENDO QUE ESSA BUSCA SE MATERIALIZA ATRAVÉS DE OUTRAS NOMINATIVAS, TAIS COMO A LIBERDADE, AMOR, MÍSTIFICAÇÃO, MITIFICAÇÃO E TANTOS OUTROS ... PORÉM NESSA MANHÃ DE CHUVA,TENHO A OUSADIA EM DISCORRER ALGUNS ASPECTOS PERCEBIDOS AO LONGO(OU NÃO) DE UMA ESTRADA QUE PENSO ME CONDUZIR ALHURES. HÁ MUITO TEMPO ATRÁS, DIRIA, ATEMPORAL,DESMEMORIAL QUASE ANTANHOS, NAS PEQUENAS CIDADES, DITAS DO INTERIOR, ACONTECIA ENTRE OS FAMILIARES CONVERSAS DURANTE OS HORÁRIOS DAS REFEIÇÕES EM TORNO DA MESA,QUER DO CAFÉ DO MEADODIA, QUERO DIZER, O CAFÉ DA TARDE, OU DO ALMOÇO OU DO JANTAR (HOJE FORA-DE-MODA E NÃO RECOMENDÁVEL), NESSES MOMENTOS SE PRODUZIA A TROCA DE IMPRESSÕES, IDEIAS E VATICINAVA-SE O FUTURO DOS FILHOS NETOS E SOBRINHOS, AFILHADOS E OUROS. ERA UM CONVESCOTE DE OPINIÕES DE TODOS OS MATIZES, PALPITES DE TODOS OS FORMATOS. E AS CONVERSAÇÕES FLUÍAM.
NÃO DEFENDIAM A DIÁSPORA ,TAL QUAL SE PROCESSOU ENTRE OS JUDEUS, QUE SE DISPERSARAM PELA INJUSTA PERSEGUIÇÃO NOS MUNDOS AFORA, E VENCERAM. ESPOSAVAM UMA MEIA-ANTÍTESE, RECONHECIAM A NECESSIDADE DO APRIMORAMENTO, E TOMAR CONHECIMENTO DAS NOVIDADES TECNOLÓGICAS, DAS PESQUISAS EM CURSO, ISSO SE PROCESSA ATRAVÉS DA ACADEMIA, DA UNIVERSIDADE, OU AQUELES OUTROS DESPOSSUÍDOS DESSA CONDIÇÃO, RESTAVAM VIAJAREM PARA OS GRANDES CENTROS URBANOS, NA BUSCA DO TRABALHO DIGNO. PARTE DELES AINDA CONSEGUIAM ESTUDAR A NOITE, ABSORVENDO, MESMO COM AS DIFICULDADES COTIDIANAS, NECESSÁRIOS CONHECIMENTOS PARA SE APRIMORAREM.
ESSES HOMENS, APÓS A CONCLUSÃO DA GRADUAÇÃO RETORNAVAM AO TORRÃO NATAL, ALGUNS POUCOS NÃO VOLTAVAM, SOB A ÉGIDE DO AMOR, CASAVAM NA CIDADE GRANDE E POR LÁ PERMANECIAM SOB AS LUZES DA BROADWAY TUPINIQUIM.
ESSA PRAXIS, ESSE COSTUME NÃO EXISTE MAIS. AS CONVERSAS DA FAMÍLIA AO REDOR DA MESA FORAM MODERNAMENTE SUBSTITUÍDAS PELA PSICANÁLISE DO DOUTOR FREUD. A DIÁSPORA É MAIS RADICAL, NÃO É MAIS PELA DOR QUE AS PESSOAS SINGRAM OS SETE MARES, NA ATUALIDADE, O MUNDO FICOU PEQUENO (PARADOXALMENTE CONTINUA LARGO,ANCHO E AMEAÇADORAMENTE TERRORISTA ) E GANHARAM UMA GRANDE JUSTIFICATIVA, PARA ALÇAREM PICOS BEM MAIS ALTOS, RESSURGE A ANTIGA IDEOLOGIA DA COMPETIÇÃO, E EM NOME DESSE PRESSUPOSTO, OS FAMILIARES SÃO COMPULSORIAMENTE LEVADOS A CONCORDAREM,QUE A FILHA ESTÁ SOB O MANTO DA FELICIDADE, POIS CASOU-SE COM UM ESLAVO E JOVEM CAPITÃO-DE-LONGO-CURSO, DA MARINHA MERCANTE UCRANIANA, E O CONHECEU VISITANDO O PORTO DE PARANAGUÁ EM FÉRIAS PELO SUL DO BRASIL, O AFFAIR ENTRE AMBOS RESULTOU EM CASAMENTO.
APÓS ANOS, ESSA MESMA FILHA E DUAS UCRANIAZINHAS DE OLHINHOS AZUIS, VISITOU A FAMÍLIA, ESSE FATO OCORREU HÁ DEZ ANOS E A FILHA NÃO MAIS VOLTOU. NAQUELA OCASIÃO DISSE AOS PAIS : KIEV É UMA FELIZ CIDADE.
É sempre um desafio, lidar com as duas faces de uma situação/fato .
ResponderExcluirA vida se faz de buscas (leia-se sonhos) e escolhas.
Multiplas escolhas e muitos desafios.
Sejamos lúcidos !!