ERNESTO GUEVARA DE LA SERNA,ARGENTINO DE NASCIMENTO,ESSE ERA O SEU NOME ORIGINAL. NARRAR SOBRE ESSE PERSONAGEM DE FORMA MAIS PROFUNDA, PODER-SE-Á DIZER, UMA REDUNDANCIA,POIS É REVERENCIADO E DIVULGADO EM TODO MUNDO. POUCO ACRESCENTAREI A LEGENDA DO COMANDANTE.
PRATICAR ALGUM PROSELITISMO, NÃO FAZ MAIS SENTIDO PARA O AUTOR. PORÉM, EM 1967,OU SEJA, TRES ANOS APÓS O GOLPE MILITAR, GUEVARA FOI COVARDEMENTE ASSASSINADO NA SELVA BOLIVIANA, PELO EXÉRCITO REGULAR DESSE PAÍS. NESSA OCASIÃO MORAVA COM MEUS PAIS NA PEQUENA CIDADE NO SUL DO ESPIRITO SANTO - MIMOSO DO SUL - TINHA IMPÚBERES DEZESSEIS ANOS...EMPRENHADO DE IDEOLOGIA NO CAMPO ÁRIDO DA POLÍTICA, SONHAVA COM UMA REVOLUÇÃO ORIGINADA NO VENTRE DA CLASSE TRABALHADORA. ONÍRICO, CHEGUEI A USAR COM FREQUENCIA UMA JAQUETA VERDE-OLIVA, SÍMBOLO DA GUERRILHA. ESSE VESTUÁRIO CASTRENSE FOI CONSEGUIDO DE UM AMIGO COMUM, FILHO DE MILITAR. TINHA LÁ AS MINHAS CONVICÇÕES IDEOLÓGICAS,FERRENHAMENTE CONTRÁRIO AOS MILITARES GOLPISTAS DE 1964.PRATICAVA A MINHA ESFARRADA DIALÉTICA MARXISTA-LENINISTA, NA ESCOLA E NOS BATE-PAPOS COM OS AMIGOS. ERA CONSIDERADO - VERMELHO -TERMO ANACRONICO, DO QUAL FUI ESTIGMATIZADO POR MUITOS ANOS.
MEU PROCESSO REFLEXIVO JUNTO COM A AUTOCRÍTICA TARDOU ALGUMAS DÉCADAS. A PERVERSIDADE DO SISTEMA CAPITALISTA É IDEOLÓGICA, POR SI SÓ, SERÁ SEMPRE IGUAL. A JUVENTUDE É DETENTORA DO ESTEREÓTIPO, DA REBELDIA, E ASSIM O É, E ASSIM DEVE SER. TIPO: hay gobierno,jo soy contra - A JUVENTUDE INTROJECTA A SUA VERDADE, E TODAS ELAS SÃO PÉTREAS. E QUASE INAMOVÍVEIS. ESTAVA INSERIDO DENTRO DESSE ARQUÉTIPO. NÃO É FÁCIL ABANDONAR O CREDO IDEOLÓGICO. É QUASE UM DOGMA RELIGIOSO. POIS QUANDO CHE GUEVARA MORREU, POUCOS ACREDITAVAM NA SUA MORTE, COMO SE FOSSE IMORTAL. OUTROS "GUEVARAS" JÁ TINHAM SIDO MORTOS POR ENGANO. MAS DESSA VEZ ERA PRÁ VALER, - CHE GUEVARA ESTAVA MORTO - NO DIA 08 DE OUTUBRO. FIQUEI ATÔNITO, MAS COMO TENHO ORIGEM NUMA SOCIEDADE CONSERVADORA, AGRO-PASTORIL-CATÓLICA-CAFEEIRA, FRENTE AO MOMENTO. O QUE FAZER ? VI-ME IMPULSIONADO A TOMAR ALGUMA URGENTE PROVIDENCIA DIANTE DA MORTE DO GUEVARA. AUTO-REFERENTE E DESPRESTIGIAD, NA SOLIDÃO DO IDEALISMO, VEIO-ME A IDÉIA DE LHE PRESTAR UM GESTUAL DE PESAR.CONSIDERANDO AS RAÍZES DA CULPA, NÃO TIVE ESCAPATÓRIA, FUI PROCURAR A IGREJA CATÓLICA - santa e pecadora - E ENCOMENDEI A CELEBRAÇÃO DO SACRAMENTO DA MISSA,OFICIADO PELO PE.ERITON CORTAT NERY, PELA ALMA DE ERNESTO CHE GUEVARA,EM MEMÓRIA AO SEU PARADIGMÁTICO IDEALISMO.
Acho fantástico o seu estilo, sempre remetendo às suas origens, a Mimoso do Sul. Esse estilo vai ser um grande sucesso, principalmente na terra capixaba. Parabéns!
ResponderExcluirMuito bom, meu caro Braga,
ResponderExcluirQue idolatraste, secretamente,
o Guevara.
A Missa livrou-te da "praga",
Que à época, curava-se com vara.
Belo comentário, manoel!
ResponderExcluirA célebre missa pelo revolucionário. Queria eu ter conhecido ainda estes teus olhos, pai. Mas cheguei depois.
Com Guevara, matou-se mais do que um corpo, matou-se um elo que unia jovens ideais, sonhadores de um novo mundo