8 de julho de 2008

QUERIDO RIO MUQUI DO SUL


MIMOSO DO SUL (ES) É BANHADO PELO RIO MUQUI DO SUL, QUE É GENUINAMENTE NATIVO, POIS NASCE NA COMUNIDADE CHAMADA ORIENTE (SUBDISTRITO DE CONCEIÇÃO DO MUQUI) E DESEMBOCA NO RIO ITABAPOANA QUE DIVIDE AO SUL O ESTADO DO ESPIRITO SANTO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO AO NORTE. ESSE RIO FOI ENORMEMENTE ABUNDANTE NA SUA PISCICULTURA, DESTAQUE PARA OS PIAUS, LAMBARIS (piabinhas), MANDIS, BOCARRAS, PEIXE-FLOR, PACUS, CARAS, CASCUDOS ETC E TAL. O MUQUI DO SUL, OUTRORA MAJESTOSO FORMAVA NA SUA MARGEM ESQUERDA, PELA LIINHA FÉRREA NO SENTIDO CACHOEIRO DO ITAPEMIRIM,  TERRA DE RUBEM BRAGA E DE ROBERTO CARLOS, HÁ QUEM AFIRME, TODAVIA, SEM COMPROVAÇÃO, QUE O REI FOI NASCIDO EM SANTO ANTÔNIO DO MUQUI, PORÉM NÃO SE DEVE  REEDITAR DAN BROWN (numa versão puri  ou botocudo), QUANDO EM SEU LIVRO - CÓDIGO DA VINCI - LEVANTA A SUSPEITA SER MADALENA O SANTO GRAAL - na última ceia - e que a mesma deu-lhe uma filha chamada Sara e que fugiram da Palestina após a crucificação de N.S.Jesus Cristo para Saint Marie de La Mer, França. A versão predominante é a que Roberto Carlos nasceu em Cachoeiro do Itapemirim, isto é um página virada, igual a suspeita do Senhor Brown.  NUMA DISTANCIA RAZOÁVEL SE ENCONTRA OS POCITOS, NÃO SEI PORQUE O TOPÔNIMO ESPANHOL, CHEIO DE CORREDEIRAS E PEQUENAS CACHOEIRAS, VERDADEIRAS PISCINAS CONSTRUIDAS PELAS MÃOS INVISÍVEIS DA NATUREZA, MUITAS PEDRAS E SOMBRAS DAS ÁRVORES NATIVAS - IMBABAS, ARAÇAS, INGAZEIROS, URTIGAS E BAMBUZAIS. ERA UM PEQUENO PARAISO, LUGAR APROPRIADO PARA UM DIVERTIDO PIC-NIC (infelizmente esse tipo de lazer caiu em desuso, e os pic-nics atualmente são praticados dentro dos Shoppings, ou nos condomínios fechados – verdadeiras bolhas gigantes)

 PELO LADO OPOSTO DO RIO MUQUI DO SUL, EM DIREÇÃO A PONTE DO ITABAPOANA, ENCONTRAVA-SE UM LUGAR CHAMADO POPULARMENTE DE "MATA FOME",  ERA IGUAL AO BÍBLICO MILAGRE DA MULTIPLICAÇAO DOS PEIXES. PESCADOS  EM PROFUSÃO, UMA QUANTIDADE IMENSA DE LAMBARIS, UM ESPETÁCULO QUE SÓ FOI FOTOGRAFADO PELAS RETINAS  DE QUEM VIVENCIOU,  ERAM OS " ANOS DOURADOS" DESSA COMUNIDADE AGRO-PASTORIL-CAFEEIRA-JUDAICO-CRISTÃ.

VAMOS VOLTAR UM POUCO AO ROBERTO CARLOS, PRIMO  DO  AMIGO ANDIARA MOREIRA LUZ , DE CARINHOSO APELIDO DE "DIDI". CERTA OCASIÃO TIVE A OPORTUNIDADE  DE CONHECER PESSOALMENTE O  REI, E MAIS UMA VEZ O QUERIDO MUQUI DO SUL ENTROU EM CENA, O QUE CORROBORA ESSE RELATO " MOLTO APPASSIONATO ", POIS AO SER APRESENTADO, LOGO DE IMEDIATO DISSE-LHE DA MINHA GEO-ORIGEM, E DE PRONTO RESPONDEU-ME : TOMEI MUITO BANHO DE RIO NA PEDRINHA !!! (outra piscina natural, formada por esse rio)

ESSE RIO POR TER SIDO CRUELMENTE MALTRATADO POR TODOS, NÃO SÓ PELO PODER PÚBLICO, POR NÃO TER CRIADO MECANISMOS LEGAIS,  PARA IMPEDIR QUE  AS MATAS CILIARES DESAPARECESSEM  QUER PELO USO DE AGROTÓXICO, QUER POR TER SIDO DEPÓSITO DE ESGOTO IN NATURA E  LIXO DE TODAS AS ESPÉCIES.  O MUQUI DO SUL ASSOREOU E ENFURECEU AO REMETER MAIS UMA GRAVE MENSAGEM, POIS EM JANEIRO DE 2007,  REGISTROU-SE   UMA DAS MAIORES ENCHENTES JÁ OCORRIDAS.  O MUQUI DO SUL NA CHEGADA  E  NA SAÍDA MÁQUINAS O DRAGARAM, BEM COMO SEUS AFLUENTES VICINAIS, PERCEBEU-SE UM ESFORÇO DO PODER PÚBLICO, CONTUDO SE FAZ MISTER UMA CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO PARA CONSERVAR OS MANANCIAIS E O LEITO DO MUQUI DO SUL E SEUS VASOS COMUNICANTES.  É SEMPRE BOM LEMBRAR QUE ÁGUA É UM BEM ESCASSO E FINITO.

2 comentários:

  1. Interessante esse passeio histórico/cultural/regional e ecológico.
    Espero que desperte nos leitores essa consciência de proteção e preservação , da tão inofensiva natureza.

    ResponderExcluir
  2. Braguinha,
    Deveriam sim recompor a vegetação ao longo do rio, para perenizar as suas águas, além de promover o tratamento dos esgotos de Muqui e Mimoso para despoluir as águas do mesmo...grande abraço...

    ResponderExcluir